O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE UMA AUDIÇÃO DE TEATRO – Escola de Teatro Juliana Leite

O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE UMA AUDIÇÃO DE TEATRO

5 PASSOS PARA TODO ATOR EVITAR UM COLAPSO
26/05/2021
OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO ATOR
09/06/2021

O teatro é amplo: variando de musicais e óperas a produções do palco principal e grandes teatros a caixas-pretas minúsculas… Com diretores cheirando de cigarro  a óleos essenciais. Ou seja, é um pouco difícil escrever um guia para cada tipo de teste de teatro, porque há muitos deles, mas vou identificar alguns fatores comuns para os quais você deve estar preparado.

PREPARAÇÃO
Isso vai melhorar ou quebrar seu desempenho na sala no dia da audição. A preparação é tudo para um teste de teatro e você precisa maximizar o tempo que passa aqui. Especialmente se você estiver trabalhando em um texto clássico como Shakespeare ou Tchekhov e especialmente se você estiver trabalhando com um sotaque. Assim que você for confirmado para a audição, se tranque no quarto e fique preso por lá. Conheça a peça intimamente, leia-a de capa a capa pelo menos duas vezes antes de sua audição. É vital que você tenha uma ideia da progressão dos personagens do início ao fim da peça, e qual é o papel desse personagem na história geral. 
Agora sim você pode começar a aprender suas falas. É muito importante ter uma ideia muito clara das relações de seu personagem com os outros personagens, seu ponto de vista em relação a eles e, mais importante, o objetivo de seus personagens nesta cena e na peça mais ampla. Além disso, se você estiver fazendo uma peça ambientada em um período específico de tempo, pesquise exaustivamente esse período. Tenha uma ideia da sociedade em que viviam, sua classe social, seu status, sua vida, seu mundo.
Pense nas coisas que esse personagem saberia e no que estaria interessado. Isso dá profundidade ao seu personagem. Pesquise a sociedade, a cultura e o mundo de seu personagem, não necessariamente a geopolítica.
Agora você conhece o mundo em que vivem, as falas que dizem, o arco do personagem e da história mais ampla. É hora de fazer falas e rodar a cena com um amigo. Chame alguém em quem você confia e trabalhe até que pareça que está no lugar certo. Se parece que está lá, provavelmente está. Um bom adicional neste ponto é dar uma olhada no trabalho anterior do diretor e uma ideia do tipo de teatro que eles fazem, isso provavelmente informará sua audição.

A SALA DE ESPERA
Chegue lá entre 10-15 minutos mais cedo. De um modo geral, as audições de teatro não serão tão cheias quanto as audições de comerciais ou de TV nas salas de espera, mas tudo pode acontecer. Além disso, preste atenção ao local, pois as audições de teatro podem acontecer durante o ensaio ou em salas alugadas longe do espaço real do teatro. Você não quer chegar ao local errado e ficar estressado antes da sua audição! Tente se manter calmo e focado antes de entrar. Isso pode significar ouvir música, revisar suas falas, ler algumas coisas importantes que você escreveu ou leu sobre o personagem. Além disso, esteja atento a outros atores neste espaço que estão tentando fazer exatamente a mesma coisa que você, dê-lhes o espaço de que precisam para se prepararem. Quando seu nome é chamado, dirija-se e cumprimente o diretor e a equipe de criação, se você vai para o aperto de mão ou para o aceno depende totalmente de você. Basta mantê-lo profissional, amigável e caloroso.

A AUDIÇÃO
Se esta é a primeira vez que você está diante de uma equipe de elenco, eles podem querer sentar-se com você primeiro e conversar sobre a peça, o papel e o que você achou dela. Agora, isso não é um teste para ver se você se preparou adequadamente, isso é como um primeiro encontro. Eles estão sentindo você, vendo se você se sente da mesma maneira em relação ao material e, o mais importante, se vocês podem ficar todos na mesma sala nas próximas semanas de ensaios, tecnologia e performance sem querer se matar. A grande questão é; estamos todos na mesma página aqui? E o que podemos oferecer um ao outro neste processo?
Dependendo da audição, pode ser que exista um leitor para ler o outro lado da cena com você. Relaxe, confie na sua preparação e faça tudo que puder para colocar toda a sua atenção e foco no seu parceiro de cena. Quanto mais você se concentra em si mesmo e em seu comportamento, menos você estará vivo na cena. Mantenha toda a sua atenção no seu parceiro de cena e vá em frente! Se for um monólogo, o mesmo se aplica. Você pode ter apenas uma mancha na parede para trabalhar, mas por Deus, você precisa trabalhar com ela! Pratique fazer seu monólogo em um ponto na parede de sua casa, para se sentir confortável com isso.
O diretor vai lhe oferecer algumas ideias e fazer com que você faça a cena ou monólogo novamente. Você vai ficar nervoso e um pouco estressado, mas é vital que você realmente escute suas notas e siga suas orientações. Se você não entende o que eles estão dizendo, peça esclarecimentos. Se precisar de algum tempo para refletir ou conversar sobre isso, faça isso. Mas certifique-se de estar aberto a novas ideias e pronto para mudar seu desempenho para trabalhar com a equipe de elenco.

PRONTO
Você conseguiu, agradeça a todos, aperte suas mãos se for o caso e saia. Eles podem falar com você sobre as datas dos retornos de chamada ou não. Cada empresa de produção e diretor trabalha de forma ligeiramente diferente. Assim que você sair de lá, faça todo o possível para deixar tudo isso sumir da sua cabeça, o mais rápido possível. Tente e alinhe uma atividade diferente logo após a sua audição para distrair sua performance e a empolgação de conseguir o papel ou a decepção de não fazer da maneira que você gostaria. Você pode anotar os pontos fortes e fracos após uma audição, experimente e veja se funciona para você. Vá para a academia, vá correr, ver um amigo ou trabalhar  assim que puder após a audição. Tente evitar qualquer coisa em que você possa ficar quieto e agonizar a cada minuto. Uma vez feito, está feito. Você deu o seu melhor e deve adquirir o hábito de passar para a próxima atividade o mais rápido possível. Esteja sempre em frente.

É isso! E a audição foi feita!!
Muito disso é sobre preparação, estar realmente ciente de seu personagem e fazer escolhas informadas. Se você não tem ideia de por onde começar nessa frente, você deve começar a trabalhar em algumas cenas antes de buscar trabalhos grandes.

Nosso Curso de Teatro On-line é um ótimo lugar para começar. Você pode fazer sua matrícula no site:

https://teatrolimeira.com.br/online

Espero que tenha sido útil para você e tudo de melhor para sua próxima audição para o teatro!

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula