CURIOSIDADES SOBRE SHAKESPEARE
28/06/2023MONÓLOGOS MASCULINOS PARA ADOLESCENTES
12/07/2023Muitas vezes é difícil encontrar monólogos adequados para adolescentes. Geralmente é 8 ou 80… ou são muito infantis ou são voltados para adultos e contêm muitos temas complexos/impróprios de linguagem. Por isso, separei uma listinha de monólogos femininos para adolescentes.
Leia todos e veja qual deles mais combina com você. Ficou animada com a ideia de fazer um determinado monólogo? Escolha aquele! Algum parece particularmente interessante ou desafiador? Dê uma chance!
Muitos deles são independentes e não vêm de peças maiores. Isso significa que você pode criar as circunstâncias em torno dele! Mas procure mantê-lo simples. Se vierem de uma peça ou livro, sempre leia para um melhor entendimento.
Falas para monólogos femininos:
Salmão : Eu estava escorregando. A vida estava me deixando. Mas eu não estava com medo. Havia algo que eu deveria fazer. Em algum lugar que eu deveria estar. Eu estava no grande horizonte azul, entre o céu e a terra. Os dias eram imutáveis. E todas as noites eu sonhava o mesmo sonho. O cheiro de terra úmida. O grito que ninguém ouviu! Eu os ouvia chamando, as vozes dos mortos. Eu queria segui-los, para encontrar uma saída, mas eles sempre me levavam de volta para aquela mesma porta. E eu estava com medo. Eu sabia que, se entrasse lá, talvez nunca mais voltasse. Ninguém – ninguém percebe quando saímos. Quero dizer, o momento em que realmente escolhemos ir. Na melhor das hipóteses, você pode sentir um sussurro, ou uma onda de sussurro, ondulando para baixo. Meu nome é Salmão. Como o peixe. Eu tinha quatorze anos quando fui assassinado em 6 de dezembro de 1973. Estive aqui por um momento e depois fui embora.
Olivia: Deixe o registro mostrar que eu, Olive Penderghast, sendo de mente sã, tamanho do peito amplo e uma piada cafona ocasional, entro neste blog de vídeo no caso contra mim. Como estou sendo julgado por um júri de meus colegas, tentarei inserir ‘gostar’ e ‘totalmente’ em minha confissão tanto quanto possível. Também terminarei as declarações com um ponto de interrogação? Então aqui vai. Confesso que sou, em grande parte, a culpada por todas as fofocas que deixaram minha carta do time do colégio escarlate. Mas para qualquer cara esperando que os detalhes escaldantes do meu passado sórdido irão inspirá-lo a trancar a porta do banheiro e ‘fazer isso’ com a loção hidratante de sua irmã – você ficará gravemente desapontado. Para não dizer insatisfeito. E com cheiro de hibisco. Olha, eu só preciso esclarecer as coisas e que melhor maneira de transmitir meus pensamentos do que aqui, na internet. Então aqui está, Parte 1: O Relato-Totalmente-Falso-de-Como-Eu-Perdi-Minha-Virgindade-Para-Um-Cara-Numa-Faculdade-Comunitária . E perdi meu anonimato ao longo do caminho. Deixe-me começar dizendo que há dois lados em toda história. Este é o meu lado. O certo. Tipo, totalmente.
April: Adivinha?! Jordan me convidou para sair! (Ela grita.) Estou tão empolgada! Nós vamos ao cinema amanhã. Há apenas uma coisa. O irmão dele não pode nos levar porque ele tem um encontro. Então, eu estava pensando… (Pausa.) Oh, vamos lá Linda! Eu estive esperando Jordan me convidar para sair por toda a minha vida. (Pausa.) Ok, então três semanas – mas parece a minha vida inteira! Tudo o que precisamos é de uma carona. (Ela levanta as mãos como patas e arfa como um cachorro. Beat.) Ah, eu já fiz. Mamãe não pode nos levar porque ela tem aula de Cerâmica e Emoções. Por favor? Eu vou fazer suas tarefas amanhã? (Pausa.) A semana toda?! Como eu pareço, Cinderela? Então acho que isso faz de você minha meia-irmã feia. Brincadeira – estou brincando! Ok, eu vou fazer isso. Mas me prometa que não vai dizer a Jordan o quanto gosto dele. (Pausa.) Bem, se você fizer isso, vou dizer à mamãe que você quebrou o sapo da Felicidade dela.
Tracy: Wow, espere aí. Pare um pouco. Eu sei que você não disse o que eu pensei que você acabou de dizer. Robby convidou você para o baile? Robby? Como assim, o meu Robby? Tipo, Robby, por quem estou apaixonada desde que comecei a engatinhar? Como você pode fazer isso comigo? Você deveria ser minha melhor amiga! Você sabe que tenho planos de me casar com ele. (Pausa.) E daí se ele nem perceber que estou viva – esse não é o ponto. A questão é que você me apunhalou pelas costas. Você é inacreditável! Você não pode nem… o quê? David quer ir comigo? David, como em, alto, de olhos azuis, grande bebê David? Sair! Realmente? Que legal! Podemos ter um encontro duplo! Oh meu Deus, você pode imaginar ?! (Pausa.) Claro, não estou com raiva de você. Você é minha melhor amiga! Você e Robby foram feitos um para o outro. Além disso, estou apaixonada por David desde que comecei a engatinhar.
Ana : Olhe, Peter, o céu. Que lindo, lindo dia! As nuvens não são lindas? Sabe o que eu faço quando parece que não aguento ficar presa nem mais um minuto? Eu me acho fora. Acho que estou passeando no parque onde costumava ir com Pim. Onde os açafrões e as violetas crescem nas encostas. Você sabe a parte mais maravilhosa de pensar em si mesmo? Você pode tê-lo da maneira que quiser. Você pode ter rosas, violetas e crisântemos florescendo ao mesmo tempo. É engraçado. Eu costumava tomar tudo como certo. E agora enlouqueci com tudo que tem a ver com a natureza. Você não? Eu gostaria que você tivesse uma religião, Peter. Oh, eu não quero dizer que você tem que ser ortodoxo, ou acreditar no céu e inferno e purgatório e coisas assim. Eu só quero dizer alguma religião. Não importa o quê. Apenas para acreditar em algo! Quando penso em tudo que está por aí. As árvores. E flores. E gaivotas. Quando penso em como você é querido, Peter. E a bondade das pessoas que conhecemos, todos arriscando suas vidas por nós todos os dias. Quando penso nessas coisas boas, não tenho mais medo. Eu me encontro, e Deus, e eu… Não somos as únicas pessoas que tiveram que sofrer. Sempre houve pessoas que tiveram que fazer isso. Às vezes uma raça, às vezes outra, e ainda assim… sei que é terrível tentar ter fé quando as pessoas estão fazendo coisas tão horríveis, mas sabe o que às vezes penso? Acho que o mundo pode estar passando por uma fase, como eu estava com mamãe. Vai passar, talvez não por centenas de anos, mas algum dia ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração. Peter, se você apenas olhar para isso como parte de um grande padrão. Que estamos só um minutinho na vida? Ouça-nos, brigando como dois adultos estúpidos! Olhe para o céu agora. Não é adorável?
Tamara: Eu olho em volta e vejo todos em seu próprio mundinho sorrindo – todos dançando em sua própria música, não dando a mínima para o que os outros estão tocando em seus ouvidos. Para uma música inteira, tudo assim. Você e eu dançamos como todo mundo, ninguém nos diz que não deveríamos estar lá, ninguém nos diz que estamos dançando os passos errados ou que não sabemos merda nenhuma. O Carnie pisca para mim e eu olho para você, Squid. Nós nos encaramos na discoteca silenciosa. Eu olho para os seus olhos – seus olhos duros não são duros não são duros eles estão sorrindo. Ali mesmo, tudo mais destruído, só você e eu, Squid. Você tão perto que eu sinto você respirar. Nunca dançamos assim antes. Você estende a mão e me puxa para mais perto de você. A maneira como você me puxa para dentro me faz sentir como se eu fosse a melhor coisa do mundo.
Depois me conte qual deles escolheu ou gostou mais.
Temos outras opções de monólogos em outras postagens.
Quer trabalhar melhor sua interpretação para conseguir fazer um bom monólogo? www.teatrolimeira.com.br/online
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545
2 Comments
Me ajudou muito obrigada 💞😊
Ahh que bom!! Fico contente!!