MONÓLOGOS FEMININOS PARA ADOLESCENTES
05/07/20235 DICAS PARA PERDER O MEDO DAS AUDIÇÕES
19/07/2023Muitas vezes é difícil encontrar monólogos adequados para adolescentes. Geralmente é 8 ou 80… ou são muito infantis ou são voltados para adultos e contêm muitos temas complexos/impróprios de linguagem. Por isso, separei uma listinha de monólogos masculinos para adolescentes.
Leia todos e veja qual deles mais combina com você. Ficou animado com a ideia de fazer um determinado monólogo? Escolha aquele! Algum parece particularmente interessante ou desafiador? Dê uma chance!
Muitos deles são independentes e não vêm de peças maiores. Isso significa que você pode criar as circunstâncias em torno dele! Mas procure mantê-lo simples. Se vierem de uma peça ou livro, sempre leia para um melhor entendimento.
Falas para monólogos masculinos:
Josh: Por que você não lutou para eu ficar com você? Você não queria estar comigo? Não vale a pena estar comigo? Não se preocupe, eu sei porque você não está respondendo. Não é porque você não me ama. É porque eu não estava aqui. Isso nunca aconteceu. Eu não vim nesta viagem de caça. Eu fiquei em Los Angeles. E você foi sozinho. Quarenta e quatro anos de tradição. E eu quebrei… para machucar você. E então você morreu. Uh… Eu entendo porque estou aqui agora. Entendo porque empurrei Angelica, Wesley e Sam para longe. Então eu não iria machucá-los. E assim eles não iriam me machucar. Da mesma forma que você me machucou.
Eu só… não entendo por que você não queria que eu ficasse com você. Você sabe? Talvez você não gostasse de ser pai. Talvez você saiba que estava morrendo. Talvez você só não quisesse que eu visse você ficar doente. Acho que… os filhos nunca chegam a conhecer os pais. Você deve saber que fez um bom trabalho. Sim, posso pescar, caçar, equipar painéis solares e purificar a água da minha própria urina. O que é mais grosseiro do que parece. Eu sobrevivi por sua causa. Eu te amo.
Billy: Andy! Cara! Você não vai acreditar no que acabei de ouvir! Ok, estou voltando da biblioteca, acabei de verificar o Manual dos Monstros de Dungeons and Dragons, sei que você pode obter um PDF online, mas sabe como me sinto em relação aos livros – de qualquer maneira! Então – eu estou voltando para a direita da biblioteca, e eu vejo como Alicia e Breanna e Kylie todas as garotas ‘legais’ caminhando em minha direção e elas estão conversando e rindo e coisas assim. Então eu faço o que qualquer um de nós faria, certo? Eu me escondo! Eu me escondo entre um bebedouro e a porta de uma sala de aula e me viro para encarar a porta como se estivesse lendo a lista de aulas na frente dela e eles passam direto! E quando eles estão passando, estou pronto para eles zombarem de mim ou dizerem algo super espirituoso e cortante, mas o que ouvi me surpreendeu. Enquanto eles passavam, ouvi Kylie dizer ‘Sim, como se eu estivesse tão cansado de interpretar um bárbaro, acho que quero fazer um novo personagem.’ e então Alicia disse ‘De jeito nenhum, querida! Eu amo Torben, o Bárbaro, ela é incrível!’ (uma batida) Cara. As garotas legais da nossa escola estão jogando Dungeons and Dragons. As garotas legais da NOSSA ESCOLA estão jogando Dungeons and Dragons! Eu me pergunto se eles precisam de um mago halfling?
Cody: Nervoso? Não fique nervoso. O que há para ficar nervoso? Estamos esperando para começar o ensino médio como sempre. Vai ser tão incrível! Pense em quantas mega-garotas estarão andando por aqueles corredores e em nossas aulas! E finalmente teremos armários maiores, uma academia decente e vários andares! Assim como um shopping! E toneladas de pessoas para conhecer, festas para as quais ser convidado, jogos de futebol de verdade, novos professores que ainda não nos odeiam! Novos rostos em todos os lugares que você olhar! É enorme! Quero dizer, nós provavelmente nem nos veremos (percebendo enquanto ele fala.) o… dia… inteiro. (Pausa.) Você ainda vai almoçar comigo, certo?
Cory: Eu moro aqui também! Eu não tenho medo de você. Eu estava passando por você para entrar em casa porque você estava sentado nos degraus bêbado, cantando para si mesmo. Eu não tenho que dizer com licença para você. Você não conta mais por aqui. Agora, por que você simplesmente não sai do meu caminho? Você está falando sobre o que você fez por mim… o que você já me deu? Você nunca me deu nada. Você nunca fez nada além de me segurar. Com medo de ser melhor que você. Tudo o que você fez foi tentar me deixar com medo de você. Eu costumava tremer toda vez que você chamava meu nome. Toda vez que ouvia seus passos dentro de casa. Pensando o tempo todo… o que papai vai dizer se eu fizer isso?… O que ele vai dizer se eu fizer isso?… O que ele vai dizer se eu ligar o rádio? E mamãe também… ela tenta… mas ela tem medo de você. Não sei como ela aguenta você… depois do que você fez com ela. O que você vai fazer… me dar uma surra? Você não pode mais me bater. Você é muito velho. Você é apenas um velho. Você é louco. Você sabe disso? Você é só um velho maluco… falando que eu tenho o diabo dentro de mim. Vamos… ponha-me para fora. Eu não tenho medo de você. Vamos! Vamos, coloque-me para fora. Qual é o problema? Você é tão ruim … me coloque para fora! Vamos! Vamos!
Ralph: O que faz as coisas acabarem assim? Quero dizer, o que há de errado com as pessoas? Vamos para o outro lado da ilha para caçar e nos divertir… e morrer aqui nesta maldita ilha!? Ninguém se importa em ser resgatado?! O fogo deve ser sempre a prioridade número um! Se não fosse por Jack, eu provavelmente estaria em casa agora…
Meu cabelo… está tão comprido… quer dizer, mal consigo enxergar. E mal consigo passar os dedos por ele. Minhas roupas… são como papelão. O sal… está em todo lugar. Olhe minhas unhas. Eu faria qualquer coisa por uma barra de sabão… qualquer coisa só para tomar um banho. Olhe para o meu rosto … olhe para mim! Eu provavelmente pareço um dos caçadores de Jack com toda essa sujeira. Estúpida pintura de rosto… como se eles pensassem que realmente os ajudou a pegar aquele javali. Eu poderia estar em casa agora. Eu poderia sair desta ilha com mamãe e papai e…
Mamãe sempre me disse que às vezes é melhor não dizer as coisas e eu tentei. Eu tentei argumentar com ele. Eu não entendo. Fui eleito chefe justo e quadrado. Ele sempre diz que tenho medo e às vezes tenho. Mas quem não seria? Até Jack parecia assustado quando desceu correndo aquela montanha. Mas é claro que ele nunca vai admitir isso. O que eu fiz com Jack? Por que você me odeia, Jack?
Eu só queria trabalhar juntos, fazer as coisas nesta ilha e fazer tudo o que pudermos para sermos resgatados. Mas ele não parece se importar. Eu sei que ele tem família; ele não quer vê-los? E ele é tão exibido: “Cortei a garganta do porco, derramei o sangue dela” E daí Jack?! Isso vai nos resgatar? Claro que não. O fogo vai. É a nossa única esperança. Só que ninguém entende isso. Bem, Piggy entende, mas Piggy entende tudo, mas isso não importa de qualquer maneira. Havia um navio…
Supôs que eu parei de me importar? Assim como os outros. Apenas Piggy parece se importar… e eu preciso de mais do que Piggy do meu lado… Então talvez eu deva esquecer o fogo, colocar lama e sangue no meu rosto e me juntar ao resto deles. Eles parecem estar se divertindo. E eles provavelmente comeram muita carne. Um pouco de carne teria um gosto muito bom agora… Então talvez eu devesse parar de me importar também…
Depois me conte qual deles escolheu ou gostou mais.
Temos outras opções de monólogos em outras postagens.
Quer trabalhar melhor sua interpretação para conseguir fazer um bom monólogo? www.teatrolimeira.com.br/online
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545