COMO O ATOR PODE LIDAR COM O NERVOSISMO?
06/03/2024O QUE UM DIRETOR PROCURA EM UMA AUDIÇÃO?
20/03/2024É engraçado pensar que a naturalidade pode ser algo difícil não é mesmo? Como o próprio nome já diz, deveria ser natural, assim como respirar. Mas, a gente consegue respirar com naturalidade quando paramos para prestar atenção em como estamos respirando? Uma simples respiração se torna muito mais complexa quando paramos para pensar nela. Mas ao mesmo tempo em que procuramos a naturalidade em cena, devemos prestar atenção em tantas coisas que fica difícil se manter natural. Eu te entendo.
Vou dar outro exemplo. Quando uma criança vai aprender a escrever, não é algo natural, ela precisa pensar na posição dos dedos para segurar o lápis, no movimento do pulso, podemos inclusive ver a língua pra fora demonstrando tamanho esforço que ela está fazendo para conseguir isso (e olha que nem cheguei a falar do lápis apoiado no papel, da outra mão segurando a folha e da pressão que ela precisa colocar no lápis). Hoje em dia você pensa em tudo isso quando vai escrever? De jeito nenhum, você só pega a caneta e vai escrevendo, é automático, você não precisa pensar nem no formato da letra que você está está fazendo.Depois de saber escrever, você usa essa ferramenta para desbloquear um mundo inteiro de conceitos e conteúdos para explorar. Se atuar é um músculo que você precisa construir, manter e flexionar de forma consistente ao longo de toda a sua carreira, o naturalismo é a sua inscrição na academia. Não é certo nem errado, mas simplesmente uma forma de lhe dar a oportunidade de trabalhar.
Como acontece com muitos exercícios de atuação, descobrir o naturalismo em sua interpretação é um processo de repetição, análise, correção e repetição. Facilite sua vida usando um monólogo de uma peça que carregue o naturalismo. Isso funciona ainda melhor se você tiver um parceiro de cena, pois o feedback em tempo real sobre sua entrega é inestimável. Memorizar isso não é o objetivo, então o texto em mãos pode ser útil para iniciantes. Esteja presente em sua entrega, vá com calma e encontre a verdade em cada ação. Vá tão devagar quanto você precisar. Neste exercício, você está dizendo algo muito importante para alguém que o ama muito e está tentando pacientemente entender não apenas o que você está dizendo, mas por que está dizendo isso e o que isso significa para você. Eles não vão interrompê-lo, então não tenha pressa em transmitir o propósito por trás dessas palavras. Por que estas palavras e não outras? O que o motiva a tentar alcançar seu parceiro de cena ou alvo do monólogo? Você escolheu essas palavras através de amor, desespero, rancor, raiva? É uma métrica de sucesso difícil de trabalhar, mas você pode realmente sentir as palavras chegando quando alcança o naturalismo. É a diferença entre um telefonema para um amigo pessoal e um para uma recepcionista.
Depois de identificar como você sente a atuação natural, não tente julgá-la ou moldá-la. Simplesmente explore.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545