PEÇA: A TEMPESTADE, DE SHAKESPEARE
09/10/20243 ITENS QUE VOCÊ DEVE PROCURAR EM UMA CENA
23/10/2024O ego é uma briga constante dos atores. E isso envolve MUITAS vezes a aparência (o que tem de gente querendo estar bonito em cena ao invés de ser o que o personagem precisa ser não está escrito). E isso acaba se tornando um grande bloqueio para o ator, além de dificultar as oportunidades que podem vir pela frente. Eu entendo que para muitos no mercado, como nos apresentamos, como parecemos é algo geralmente examinado (os instas de fofocas de famosos que o digam). Poucas profissões neste mundo são tão focadas em fisicalidade e aparência quanto a indústria do entretenimento, onde você pode perder um emprego simplesmente por não ter “a aparência que procuram”. Às vezes é difícil não levar para o lado pessoal, mas vamos lá, mesmo se você acha que é jovem e invencível, é importante lembrar; você só tem um corpo, você tem que cuidar dele. Seja gentil com ele, seja grato por ele. Como ator, é uma das ferramentas mais importantes com as quais temos que trabalhar.
E nesse mundo de telas, pode ser necessário ajuda para nos reconectarmos com nossos corpos e lembrar o quão útil nosso veículo físico pode ser.
Quando pegamos um texto, a fisicalidade do personagem geralmente não é a primeira coisa em que pensamos. Há tanto para foca na análise da peça, que às vezes a fisicalidade cai um pouco mais para baixo na lista do que deveria. Todos nós temos diferentes maneiras de nos conectar ao personagem, ou um gatilho específico que usamos para entrar na cena, mas às vezes a mais simples das ações físicas pode ser o suficiente para lançar você no momento.
Como usar a Fisicalidade para Audições:
Atores são notoriamente pensadores demais, a ponto de ficarmos tão presos em nossos padrões de pensamento que isso se torna quase debilitante. Temos mais conversas com os personagens em nossas cabeças do que com os personagens na cena. A fisicalidade é a rota de fuga mais rápida para fora da sua cabeça e a maneira de se libertar da confusão mental.
Como trabalhar essa questão do corpo para uma cena :
As escolhas que você faz no começo da cena informam o público e o guiam como ator pelo resto da performance. Isso funciona bem como um lembrete de que, antes de tudo, somos contadores de histórias, e a história sempre vem primeiro. O famoso “era uma vez…”
Você pode permitir que essa escolha da fisicalidade seja baseada…
* No ambiente
Uma postura particular que faz você se lembrar de permanecer conectado ao seu corpo
Pode ser que seu personagem queira contar um segredo
Essas são todas maneiras de nos conectar com nosso corpo e sair de nossas cabeças. Até mesmo algo tão simples como tocar seu cabelo… permita que isso seja significativo na cena.
* Adereços
Aqui vem o cuidado do “amuleto”. De só conseguir fazer esse personagem se tiver esse adereço, o que não é o ideal. Mas quando é possível utilizar, isso pode ajudar na construção do seu corpo. Um objeto também comunica, mesmo que não seja de forma verbal.
* Autenticidade
Não há uma ciência exata para ter uma carreira de sucesso, o que funciona para alguns não funcionará para outros. Então seja você mesmo. Não tente imitar o outro.
Não penso em uma palavra melhor do que “fluir”. Deixe/permita seu personagem fluir pela história, pelo ambiente, pela sua caracterização, pelos objetos presentes…
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545