POR QUE VOCÊ QUER SER ATOR? – Escola de Teatro Juliana Leite

POR QUE VOCÊ QUER SER ATOR?

DICAS PARA INICIANTES EM AUDIÇÕES
08/09/2021
COMO SUSTENTAR UM PERSONAGEM INTENSO?
22/09/2021

Já pensei algumas vezes sobre o que me faz continuar sendo apaixonada pela atuação. O que me empurra para continuar mergulhada nesta carreira desafiadora? Acho que é uma questão que vale a pena considerar, então puxe uma cadeira e escute, ou melhor, leia…
Eu me lembro da primeira vez que estive no palco diante de uma plateia atuando (antes de atuar já estive diante de um público apresentando ginástica artística, dançando, cantando… atuar demorou um pouco mais). Eu ainda estava na escola, era um soldado, e utilizei a roupa oficial de um deles (eles autorizaram e  emprestaram) . Também me lembro do quanto me diverti na apresentação da Commedia dell´Arte como uma criada assanhada, de quando fui uma detetive durona, e até mesmo uma criança de 10 anos com uma história familiar terrível, e muitas outras lembranças…  Cada vez que eu pegava um texto em mãos, eu não me importava com o tamanho da minha participação, eu queria estar ali e passar pelo processo da montagem, pesquisar, descobrir…
Estas são apenas algumas das razões pelas quais me apaixonei por atuar.
Mas esses poucos exemplos são suficientes para nos sustentar através das dificuldades de uma carreira de ator? Instabilidade financeira, rejeição constante e a incerteza sempre presente. Suponho que sim, porque ainda estou aqui, escrevendo este artigo …
Então, tento me lembrar dessas primeiras memórias de atuação sempre que estou tendo uma semana difícil. Atuar é uma atividade imensamente divertida e gratificante e, no momento em que nos esquecemos disso, é o momento em que estamos em apuros.
Então, por que você quer ser ator? (faço essa pergunta para os meus alunos muitas e muitas vezes)
Independentemente de sua experiência, idade ou nível de habilidade, garanto que esta é uma pergunta que vale a pena fazer.
É um amor pela linguagem, um desejo de contar histórias, uma paixão por fazer as pessoas rir? Ou é fama, fortuna ou para ganhar o respeito de um pai que desaprova? Certamente não es
tou aqui para julgar as respostas de ninguém, mas são os atores com uma resposta saudável a esta pergunta que estão mais felizes na indústria (e tendem a obter mais trabalho).
Depois de se tornar um ator profissional, você pode perder rapidamente de vista essa paixão inicial, o incidente que o fez querer seguir o ofício de atuar. Tendemos a ter uma visão de túnel, ficar obcecados com a “indústria” e onde nos encaixamos. As conversas podem se tornar cíclicas – focadas em conseguir papéis e conseguir agentes, reclamar por não conseguir o que quer e se comparar com os outros. E assim, a parte mais gostosa de trabalhar com atuação acaba indo por água abaixo, você deixa de se divertir e sentir prazer de estar ali.
Eu adoraria que você parasse algum tempo esta semana e pensasse sobre por que você quer ser um ator. Realmente desafie a si mesmo. Você quer ser famoso? Você quer fazer as pessoas rirem? Chorarem? Você adora contar histórias? Você quer ter o poder de se transformar?
Seja o que for, eu adoraria que você me contasse: secretaria@teatrolimeira.com.br
Eu adoraria saber o que mantém as rodas girando para você.
Estou pedindo que você faça isso porque é importante lembrar por que você quer ser um ator. Será uma força orientadora nos tempos difíceis que acontecem nesse meio.

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

2 Comments

  1. Fernanda diz:

    Assim eu estou no ensino médio, mas quando estiver maior quero ser atriz simm. Amo teatro. Mas eu sou muito tímida e envergonhada e tenho ansiedade tem como eu conseguir ser atriz assim?????

    • admin diz:

      Oii Fer, claro que é possível ser atriz assim. Muitos atores são tímidos (mas os personagens que interpretam não). As aulas de teatro vão ajudar bastante com a questão da timidez. E muitos exercícios também vão te ajudar com a ansiedade. Mas você pode praticar exercícios para a ansiedade desde já, tem muitos exercícios de respiração que ajudam a controlar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula